Uma das maiores fontes de riqueza musical do Brasil é, sem dúvida, a diversidade da música brasileira, uma diversidade presente na música regional e nos gêneros de cariz mais urbano. A música típica brasileira tem origens que se dividem entre os elementos europeus trazidos pelos colonizadores, os elementos africanos introduzidos pelos escravos e os elementos nativos ligados aos índios que já habitavam os territórios ocupados.

De seguida, lhe damos a conhecer alguns dos tipos de música típica do Brasil que mais impacto tiveram na cultura brasileira:800px-Handdrumming

  • Forró – é um ritmo típico do nordeste brasileiro, em especial dos estados de Paraíba e Pernambuco, e se carateriza por ser uma junção de toré, prática ritual dos índios, e rirmos portugueses e holandeses.
  • Sertanejo – se trata de uma derivação da música country americana, cultivado especialmente nas cidades do interior sudeste e centro oeste do Brasil, em que o tom romântico e o violão marcam presença.
  • Axé – é um ritmo associado ao estado da Bahia sendo uma mistura de capoeira, candomblé e outros ritmos trazidos de África pelos escravos.
  • Carimbó – típico do norte do Brasil, tem por base os cantos dos índios e os ritmos da natureza, se dança em roda e se toca com instrumentos naturais de batida e sopro.
  • Lundu – originário do norte do Brasil, é tocado com instrumentos de corda e é uma fusão de ritmos angolanos com ritmos da corte portuguesa.
  • Bossa Nova – movimento musical brasileiro iniciado no final dos anos 50 do século 20 por João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, considerado uma variação de samba convertido em samba carioca urbano com elementos de samba sincopado.
  • MPB (Música Popular Brasileira) – gênero musical que surge em 1966 como segunda geração da Bossa Nova, sendo um gênero caraterizado pela tentativa de criar música brasileira nacional a partir de estilos tradicionais.
  • Samba – gênero musical que tem como base estruturas musicais europeias e africanas e a mais célebre manifestação musical brasileira.

E agora, descubra a música típica brasileira ouvindo-a e dançando ao seu ritmo!