Aprenda a escrever canções em 7 passos

Você tem uma mente criativa? Escreve bem? Gosta de música? Então porque não experimenta escrever letras para canções?

Ao contrário do que possa parecer, escrever letras para música não é uma tarefa impossível, sobretudo se você tiver uma mente aberta e esteja disposto a seguir alguns conselhos de quem transformou a escrita de letras para canções numa atividade profissional rentável. Se você acha que escrever uma música e conseguir um milhão de visualizações no Youtube, como aconteceu com “Oppa Gangnam Style” do coreano Psy, é apenas um golpe de sorte, pense de novo. É verdade que Psy conseguiu um jackpot maior do que se tivesse jogado no Cabaret Club Casino, mas ele respeitou todas as principais regras de escrita de música, e não deixou de caprichar na letra. Além disso, para os fãs que não sabem coreano, deixou o inglês suficiente para que a música se tornasse universal.

Em seguida, apresentamos-lhe os passos necessários para conseguir escrever uma letra de forma bem eficaz:

  • Em primeiro lugar, cante ou toque uma melodia infantil conhecida e depois tente adaptar a essa melodia algo escrito por si em prosa swriting-789835_960_720em rima;
  • Escreva uma letra pateta sem rima e faça coincidir cada nota com uma sílaba;
  • Aponte uma lista de títulos absurdos que descrevam a primeira linha de seu texto com pelo menos sete sílabas;
  • Escreva alguns títulos mais sérios com o mesmo número de sílabas dos títulos absurdos;
  • Escolha um dos títulos sérios e escreva em prosa e em poucas linhas a história por detrás do título tendo sempre presente que não deve rimar;
  • Utilizando a informação da história, escreva uma letra sem rima para a melodia infantil escolhida;
  • Por fim, escreva a letra definitiva e séria com a história e as rimas.

Para ser um letrista de sucesso, não basta escrever bem, não basta ser poeta. Há que seguir estratégias já testadas e cujo sucesso foi comprovado comercialmente. Mas a condição fundamental para ser capaz de escrever letras para canções com potencial, é ter uma imaginação sem limites! Nada pode ser suficientemente absurdo para quem escreve letras, porque o absurdo é uma forma de atingir o sério, de alcançar o produto final desejado.

Tudo se resume a sua capacidade de transformar esse nosso mundo num universo de Alice no País das Maravilhas em que nada é o que parece e em que tudo é possível…